Estomatologia

A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular. Também é atribuição do Estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

Uma visão moderna dos profissionais da área médica é a valorização da saúde e não da doença. Neste sentido, o Estomatologista deve ter como metas para nortear as suas ações: a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças da boca e do complexo maxilo-mandibular.

Prevenir significa antecipar-se a …, chegar antes de… etc. – a promoção da saúde e a proteção específica (prevenção primária) indiscutivelmente são as formas mais efetivas de prevenir os agravos à saúde. Em Estomatologia, a promoção da saúde pode ser conseguida através de ações educativas tentando-se mudar valores e comportamento do paciente. Assim, a orientação ao paciente quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, da importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto à importância e técnica de auto-exame são alguns exemplos que se levados a efeito podem evitar o aparecimento de inúmeras doenças.

Para viabilizar-se o diagnóstico precoce é necessário algum esforço do profissional no sentido de criar oportunidades para esse objetivo. Em outras palavras, o profissional, principalmente o Estomatologista, ao abordar o seu paciente deve preocupar-se inicialmente em constatar a normalidade, e diante de qualquer alteração implementar a metodologia clínica necessária para realizar o diagnóstico. Desta forma ele estará criando oportunidades para que uma das metas mais importantes na área da saúde seja atingida – o diagnóstico precoce – o que determinará ações terapêuticas mais eficientes e com um menor custo.

A Estomatologia é uma especialidade que exige daquele que a ela se dedica, um estudo contínuo das bases científicas inerentes a sua atuação, desenvolvimento do raciocínio lógico, senso crítico, além de oferecer uma oportunidade para se cultuar os valores humanísticos que sempre deve ser exaltado na relação profissional-paciente.

Rua Vergueiro, 3558 - Cjto. 802 - Vl. Mariana - São Paulo SP / CEP 04102-001

SORRIR ODONTOLOGIA INTEGRADA

Rua Vergueiro, 3558 - Cjto. 802 - Vl. Mariana - São Paulo SP / CEP 04102-001

Resp. Téc.: Dra. Luciana Rossi Rodriguez - CROSP: 67212

© 2018 SORRIR ODONTOLOGIA - Todos os direitos reservados.